Associação para a Inclusão Social

O Homem é do tamanho do seu sonho

F. Pessoa

Apoio psicopedagógico e social

Este serviço visa a promoção do bem-estar e defesa dos direitos das famílias com crianças e jovens, prevenindo situações suscetíveis de afetarem a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral dos seus filhos. Está especialmente vocacionado para o desenvolvimento de estratégias preventivas, em relação às problemáticas das famílias acompanhadas.

Consiste numa intervenção integrada, de natureza psicológica, pedagógica e social, que permite desenvolver a autonomia e a resiliência das famílias, fomentando a consciência de que são capazes de superar os diferentes desafios e modificar a dinâmica de funcionamento pessoal e familiar, bem como melhorar as suas condições de vida.

Este serviço permite também às famílias:

  • Reforçar as suas competências parentais, designadamente ao nível dos cuidados básicos, segurança, orientação, estabelecimento de regras e limites.
  • Aumentar a consciência para a estimulação desenvolvimental da criança.
  • Terem mais informação e aconselhamento na resolução de situações desafiantes e uma ajuda informada na tomada de decisões, informando sobre os serviços da comunidade, recursos existentes e formas de acesso aos mesmos.